quem somos
missão santa casa de tiete

MISSÃO

Prestar Assistência em Saúde com qualidade nas áreas de Clínica Médica e Cirúrgica, com Humanização e responsabilidade social.

valores santa casa de tiete

• Ética e Moral;

• Responsabilidade e Transparência;

• Valorização do Profissional;

• Trabalho em Equipe;

conceito santa casa de tiete

VISÃO

Ampliar a prestação de serviços médicos/hospitalares, tornando-se um hospital de alta complexidade nos próximos 5 anos.

nossa historia

NOSSA HISTÓRIA

Desde de 1898, cuidando de quem mais importa, você!

Valorizar a vida do paciente sempre foi o propósito da Santa Casa de Misericórdia de Tietê. Hoje, há mais de um século, a instituição que já vivenciou algumas das mais importantes conquistas da medicina; se mantém também em uma posição de referência no cuidado e na precisão ao tratar. Seguimos fazendo o que fazemos de melhor, com mais de 190 profissionais qualificados e 54 leitos em funcionamento, prezando belo bem estar e saúde dos nossos pacientes.

Fundação

Em 1898, deu-se a fundação da sociedade beneficente de Tietê, mantenedora da Santa Casa de Misericórdia de Tietê. Com a presença de 159 sócios, na sala principal da Cadeia Pública, no dia 22 de maio daquele ano, foi instituída a humanitária sociedade, por iniciativa dos Srs. Dr. Antônio do Amaral Vieira, então Juiz de direito da Comarca, e João Batista de Azevedo Marques, naquele tempo serventuário do 2º Oficio da cidade.

Nessa mesma reunião ficaram aprovados os estatutos da nova sociedade e eleita a primeira diretoria, assim constituída: Provedor: Dr. Antônio do Amaral Vieira, Mordomo: João Batista de Azevedo Marques, Secretário: Samuel Augusto de Toledo e Tesoureiro: Brasiliano de Souza Campos.

22 de maio de 1898

Hospital de Misericórdia

Em 21 de junho de 1898, com grande solenidade, foi aberta a população carente o Hospital de Misericórdia. O prédio em que foi instalado o hospital estava situado no fim da Rua Direita sendo adquirido pela Sociedade ao Sr. Romão P. Lourenço, pela quantia de 14 contos de réis.

21 de junho de 1898

Hospital de Caridade

Em 8 de dezembro de 1910, foi lançada a primeira pedra do novo edifício do Hospital de Caridade a se construir nesta cidade, e em 10 de maio de 1914 foi inaugurado o novo prédio, suntuoso, em estilo neoclássico a sua fachada, na atual Rua Tenente Gelás.

08 de dezembro de 1910

Pavilhão Conde de Lara

Em 9 de setembro de 1923, com a presença do Presidente do Estado, Dr. Washington Luiz, é inaugurado um novo pavilhão da Santa Casa de Misericórdia, com o fim especial de abrigar a nova "Sala de Operações" que tomou o nome de "Pavilhão Conde de Lara", nome este que lhe foi dado em homenagem a um dos mais prestantes tieteense a quem se deve, em grande parte, a execução deste importante melhoramento nesta casa de caridade.

09 de setembro de 1923

Irmãs da Divina Providência

Pela primeira vez, a Congregação da Providência levanta seu voo missionário para além da Itália, quando chega, em 22 de janeiro de 1927, oito Irmãs da Divina Providência, para assumirem a direção do nosso hospital e fundar um colégio.

22 de janeiro de 1927

Inauguração da Maternidade

Em 7 de setembro de 1949, foi lançada a pedra fundamental do pavilhão da Maternidade da Santa Casa, e em 25 de dezembro de 1951 foi inaugurado a Maternidade.

25 de dezembro de 1951

Pediatria da Santa Casa de Misericórdia

No dia 31 de dezembro de 1966, com a presença de grande número de pessoas, foi inaugurada a Pediatria da Santa Casa de Misericórdia.

31 de dezembro de 1966

Banco de Sangue e novas instalações

Dando prosseguimento de expansão e modernização, foi inaugurado em 9 de janeiro de 1977 uma nova ala adotada de nove apartamentos mobiliados, destinados a doentes pensionistas, e em 22 de julho de 1978 foram inaugurados os serviços de Banco de Sangue, Fisioterapia, Cardiologia, Sala de Gesso, Consultórios e Raios X, este último doado pelo FUNRURAL.

9 de janeiro de 1977

Sala de cirurgias e uma central de esterilização

Com o aumento de atendimento de pacientes em virtude do crescimento da população da cidade de Tietê, foi inaugurado em 1982 o Centro Cirúrgico, dotado de 3(três) salas de cirurgias e uma Central de Esterilização.

João Marcelino Brandolise

2º Secretária